Com a modernidade do nosso mundo atual novos modelos de negócios estão surgindo, e com isso aqueles que sonham em deixar de ter um chefe e abrir seu próprio negócio, estão abraçando a ideia, e investindo em um negócio por conta própria.
Porém, trabalhar em casa pode ser desafiador, principalmente para quem está acostumado com a rotina de cobranças e horários da maioria das empresas. Por isso antes de decidir que caminho seguir, é importante saber como encarar os desafios que vão surgir e quais estratégias usar para ser mais e mais produtivo no seu negócio próprio.
Preparamos este artigo para ajudá-lo nessa nova fase empreendedora. Vamos analisar como é o trabalho home office, o que é um coworking, o que é um escritório virtual, e como você pode se beneficiar de todos esses novos modelos de negócios!
Como trabalhar por conta própria e ainda assim ser produtivo?
Grandes empresas em todo o país estão aderindo uma nova maneira de contratar Profissionais liberais, a home office. Home office é uma nova forma de trabalho que muitos profissionais formados, estão aderindo em suas carreiras.
Funciona assim, o profissional é contratado, de maneira fixa ou por contrato, por grandes empresas, mas realiza todo o trabalho de sua própria casa. Ou seja, ele monta o seu escritório em casa mesmo.
Isso têm dado muito certo. Uma prova disso é que uma das corporações da WordPress já contratou mais de 400 empregados em 40 países diferentes. Isso mostra que os novos modelos de negócios funcionam e estão crescendo a cada ano.
Mas é importante saber que montar o seu escritório em casa, têm seus riscos. Sua produtividade pode cair. Por que isso acontece?
Por motivos que fogem do nosso alcance, por exemplo, o conforto do lar pode ser convidativo para acordar tarde em um dia chuvoso, uma soneca após o almoço é sempre bem-vinda ou um filme à tarde, que delícia! Enfim, as distrações são muitas.
E por esse motivo, para aumentar a produtividade de suas empresas, muitas pessoas optaram por saírem de suas casas. Como?
Aumentando a produtividade no coworking
Você deve estar se perguntando: Como montar o meu escritório fora de casa, pagando pouco? Conheça o coworking. Muitos Profissionais Autônomos estão alugando os chamados coworking, ou cotrabalho. Eles são pequenos espaços compartilhados entre vários profissionais.
Normalmente, são pessoas que trabalham para empresas diferentes, mas compartilham o mesmo espaço, dividindo o aluguel, ou até mesmo fazendo rodízios dos espaços. Quais os benefícios?
- Aluguel bem menor do que um escritório convencional;
- Compartilhamento de experiências com pessoas diferentes.
Outra vantagem e talvez a mais importante de todas, é que você saindo de casa para o coworking, você elimina muitas distrações, que o home office oferece. Você ganha um incentivo a mais e sua produtividade aumenta.
Esse tipo de espaço vem ganhando muitos frequentadores em todo o país, inclusive existem coworking em várias cidades do Brasil, como por exemplo, coworking em Osasco, Campinas, São Paulo, entre outras.
Aumentando a produtividade com um escritório virtual
Muitos Profissionais Liberais e Profissionais Autônomos perceberam que a produtividade de seus negócios caiu, devido à falta de experiência em determinadas áreas, como por exemplo, contabilidade, RH, setor jurídico, atendimento à clientes, entre outros.
Para facilitar e aumentar a sua produtividade, muitos estão contratando serviços de escritórios virtuais. Esse tipo de escritório fornece toda a ajuda necessária, toda assessoria, mesmo sem estar no mesmo espaço físico.
Você pode contratar serviços como: atendimento telefônico, serviços de RH, serviços de consultoria, recebimento de correspondência, e muitos outros.
Isso têm ajudado os empresários a delegar toda a burocracia que envolve um negócio, a terceiros, e com isso focar no que gera lucro, a produtividade. Essa é uma maneira bem mais barata de ter um escritório, pois não é necessário, alugar um espaço, contratar vários funcionários e assim por diante.
Analise essas três formas de trabalho e verifique qual à maneira que mais se encaixa no seu perfil. Até aqui analisamos que o trabalho no home office pode ser perigoso, e o ideal seja ir até um coworking. Mas também analisamos os benefícios do escritório virtual.
Seja qual for à sua maneira escolhida, saiba que trabalhar por conta própria ainda é uma excelente maneira de crescimento profissional e também é libertador.
Siga as nossas cinco dicas abaixo e tenha um negócio de sucesso, seja ele qual for:
5 Dicas de como ser mais produtivo trabalhando por conta própria
1- Tenha um horário de trabalho
O segredo de sucesso de todo negócio, mesmo nos novos modelos de negócios, é a organização. Trabalhar por conta própria é ótima, não ter que assinar ponto de entrada, nem picar cartão é excelente. Mas pode ser perigoso, se não administrar o tempo corretamente.
Por isso, tenha sempre um horário pré-determinado para começar as suas tarefas. Não deixe nada para depois. Siga uma rotina, e assim tenha sucesso.
2- Tenha um local fixo de trabalho
Um dos erros de muitos Profissionais Autônomos é não ter um local fixo para trabalhar. Muitos trabalham no sofá da sala, na cama ou na mesa da cozinha.
Isso é terrível para a produtividade. Tenha um local reservado, com boa iluminação, ventilação, e que seja específico para o trabalho. Faça dele o seu escritório.
3- Dê atenção a sua vestimenta
Assim como ter um bom local em casa para trabalhar é importante, levantar e tirar o pijama é excelente para não diminuir a sua produtividade.
Muitos acreditam que vão conseguir ter um negócio de sucesso, trabalhando de pijama, no sofá, afinal de contas, ele é o próprio patrão. Isso não vai acontecer.
Tenha o hábito de levantar e vestir uma roupa, se arrumar, como se realmente fosse para uma empresa. E pense: Eu vou para o meu escritório. Com isso em mente sua produtividade vai aumentar, pois você ficará mais animado e criativo.
4- Evite distrações e tentações
A tecnologia é uma importante ferramenta para os negócios. Mas com ela, muitas distrações são jogadas na nossa frente. Redes sociais, notícias, jogos, celular, a lista é grande. Todas essas coisas podem fazer a sua produtividade cair.
Evite tudo o que não for diretamente ligado ao seu negócio. Faça o seu trabalho e só depois volte a sua atenção à coisas desnecessárias. Lembre-se: tempo é dinheiro.
5- Prepare uma lista de tarefas
Essa última dica é muito importante. Com uma lista bem elaborada e um bom planejamento do dia, você consegue se organização e atender tudo o que for de mais urgência primeiro.
Muitos Profissionais Liberais conseguem tempo para tudo, até para uma folga ao longo do dia. Use essa lista para aumentar a sua produtividade e ao mesmo tempo tornar prazeroso o seu novo trabalho.
Trabalhar por conta própria é uma das melhores formas de ganhar dinheiro. Como vimos você tem a comodidade do seu lar, ou escolhe o melhor lugar para trabalhar. Escolhe o ramo em que quer atuar. E tem uma qualidade de vida melhor, livre de trânsito e chefes autoritários.
Continue sendo produtivo mesmo trabalhando por conta própria e tenha um negócio de sucesso!