A cada ano que passa com a modernização do mercado de trabalho, novos modelos de negócios estão surgindo e revolucionando os tipos de trabalhadores.
Mais e mais Profissionais Liberais e Profissionais Autônomos estão aparecendo e trazendo ao público os seus diferentes trabalhos. Mas com a grande variedade de serviços e com a concorrência cada vez maior, é importante esses profissionais se destacarem naquilo que fazem.
Quer saber como ser destacar no novo mercado? Então veja a seguir nossas dicas e sugestões. Acompanhe!
Profissionais Autônomos ou Liberais – qual a diferença?
Antes das nossas dicas, vamos deixar claro a diferença entre o profissional liberal e autônomo.
Saber a diferença entre os Profissionais Liberais e os Profissionais Autônomos, é importante para saber em qual categoria você se encaixa. Embora sejam bem parecidos, saiba que são categorias diferentes de trabalhador.
Isso mesmo, o profissional liberal é aquele que tem uma formação acadêmica para exercer a sua atividade. Por exemplo: arquitetos, médicos, engenheiros, dentista.
Esses profissionais possuem um diploma na área, porém, não trabalham registrados para nenhuma empresa, eles trabalham de forma liberal. Existem muitos outros que podem se encaixar nessa categoria.
Já os Profissionais Autônomos são aqueles que não possuem conhecimento técnico, não possuem formação acadêmica. Eles trabalham com conhecimento adquirido na prática.
Esse é o caso de pintores, pedreiros, vendedores dos seus próprios produtos, entre outros. Eles fazem os seus trabalhos de forma autônoma, sem vínculo empregatício.
Embora eles sejam diferentes, o ponto em comum é que ambos precisam batalhar para mostrar o diferencial dos seus trabalhos. Por isso precisam entender qual é a dinâmica do novo mercado e como se adaptar a ele.
Como se destacar no novo mercado?
Como esses profissionais podem se destacar? Veja a seguir 7 maneiras que os profissionais autônomos e liberais podem se destacar e conseguirem um negócio de sucesso!
1 – Faça um bom planejamento:
Antes de montar um negócio próprio é importante e fundamental fazer um bom planejamento. Por esse motivo essa é a nossa primeira dica.
Um bom planejamento envolve definir qual o tipo de negócio, qual o montante investido. Analisar com cuidado o que será preciso para alcançar os seus objetivos a curto e longo prazo.
Um ponto importante é que o planejamento envolve também, saber que de vez em quando será preciso fazer um reajuste em diversos setores, para que a empresa se adapte as novas mudanças do mercado.
2 – Seja firme
Em todo negócio existem frustrações, nem tudo será flores. Mas é muito importante ser firme e objetivo na hora em que problemas aparecem. Muito Profissionais Autônomos desistem do negócio quando surge o primeiro problema.
A dica aqui é ser firme para não desanimar. Quando as dificuldades aparecerem, aprenda com os erros a dar a volta por cima e crie soluções criativas e lucrativas.
3 – Capacitação profissional
Como já mencionado o mercado está em constante mudanças. Novos modelos de negócios estão surgindo e sugando aqueles que param no tempo e não buscam inovação.
Por isso é muito importante você investir parte dos lucros em cursos profissionalizantes, palestras, workshops, inovações e outras atividades que vão agregar valores ao seu negócio.
A nova dinâmica do mercado está ótima para os profissionais liberais e autônomos, por isso é bom sempre aprimorar e inovar o seu negócio.
4 – Formalize-se
É muito importante ter um negócio próprio formal e dentro das leis do país. Por isso formalize-se. É importante que sua empresa tenha um CNPJ, pois isso gerar muitas parcerias e novas oportunidades de negócio.
O processo para a formalização é rápido e simples, e pode ser feito diretamente pela internet. Só é preciso pagar mensalmente a taxa exigida pelo Governo.
Com um CNPJ é possível prestar serviços para pequenas e grandes empresas e também para pessoas jurídicas, aumentando a sua chance de sucesso!
5 – Faça um bom marketing e apareça
Você Profissional Liberal é a sua própria marca. Por isso faça um marketing pessoal de qualidade. É importante valorizar o seu trabalho, a sua competência e o seu potencial, e é aí que o marketing desempenha um papel de extrema importância.
Se você não entende muito do assunto, contrate um profissional da área para criar um bom marketing ou aprenda técnicas de marketing eficazes. Com um bom marketing sua empresa vai se destacar no mercado e sair na frente da concorrência.
6 – Tenha contato com outros profissionais da mesma área
É muito importante você manter contato com pessoas que estão no mesmo ramo que você. Através desses contatos você vai conhecer novas ferramentas, novas formas de negócio. A troca de experiência pode ajudar e muito.
Converse com aqueles que estão a muitos anos no mercado de trabalho, analise o que eles tiverem que mudar ao longo dos anos no negócio e faça o mesmo.
Utilizar o networking vai abrir um leque de oportunidades e benefícios para o seu negócio próprio.
7 – Coworking e escritório virtual
A dinâmica do mercado de trabalho está diferente. Hoje em dia é possível trabalhar para várias empresas ao mesmo tempo como autônomos ou como Profissionais Liberais. As vezes o trabalho pode ser feito todo a distância, enfim, novos empregos e novas oportunidades estão surgindo.
Uma dessas inovações que está ajudando muitos profissionais é o coworking e também o escritório virtual. Ambos são para aqueles que estão no começo de um novo negócio e não podem investir muito dinheiro com infraestrutura.
O espaço coworking trata-se de um local compartilhado por profissionais de diversas áreas e setores. O local conta com toda uma infraestrutura como: água, luz, internet e sala para reuniões. Tudo compartilhado, inclusive os gastos.
É ideal para o seu negócio próprio sair do papel e se tornar uma realidade, mas com um sucesso garantido.
Também existem os escritórios virtuais que podem ser utilizados a distância. É ideal para aquele negócio onde você não precisa passar longas horas em um escritório.
Funciona assim: Você contrata um pacote de serviços que inclui:
- Um número de telefone fixo, exclusivo para a sua empresa;
- Um endereço de correspondência;
- Uma telefonista de plantão, para o atendimento dos seus clientes;
- E se você precisar de uma sala de reunião, pode agendar um horário e ter um espaço disponível.
Ter um escritório virtual diminui os custos de um escritório físico.
Notaram? Novos modelos de negócios estão surgindo e modernizando o mercado no Brasil.
Para vocês Profissionais Autônomos e Profissionais Liberais terem sucesso e se destacarem é importante acompanhar essas mudanças e inovar. Não deixe que a concorrência ofusque o seu negócio.
Com as dicas acima é possível mesmo em um mercado concorrido se destacar. Para isso será necessário muito esforço e dedicação, mas estamos falando aqui do seu negócio, por isso todo o esforço vale muito a pena!